CLUBE DOS CORREDORES DE CAXIAS DO SUL UMA ENTIDADE EM PROL DO ESPORTE

Como todos podem perceber, há um número cada vez maior de pessoas que estão aderindo ao hábito das corridas, podendo ser em pistas de atletismo, nas ruas da cidade ou em outros locais como parques e praças. E o fazem, por diversos motivos, como saúde, a busca por um corpo atlético ou simplesmente pelo prazer de correr.
A corrida, de modo geral e constante, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como uma melhora no sono que fica menos fra-gmentado e mais reparador, além de melhorar o humor e a autoestima, principalmente a cada meta de treino alcançada.
Ao correr, o organismo libera endorfina promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar e, quando praticado corretamente, o esporte auxilia no atraso do processo de envelhecimento, oferecendo maior tempo de vida ativa ao atleta, ajudando na prevenção de acidente vascular cerebral (AVC) e também para o equilíbrio da pressão arterial, sem contar o grande gasto calórico, proporcionando perda de peso.
Correr é uma prática que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo e, Caxias do Sul não está fora dessa tendência, pois hoje na cidade existem cerca de três mil corredores e vários grupos da modalidade, ressaltando que no ano de 2016, 66% dos praticantes, no município, foram mulheres, e que mais de 1.500 pessoas participaram de vários eventos do clube.
E, é a partir dos benefícios que a corrida proporciona que a Associação vem cultivando a importância dessa prática esportiva no cotidiano da comunidade local, utilizando o esporte como estratégia de desenvolvimento pessoal, educacional e social.
Diante do grande aumento de praticantes, é que houve a necessidade de formar uma entidade que representasse os atletas junto ao Poder Público em prol de um maior respaldo às reinvindicações por melhorias no esporte. Então, em 11 de setembro de 2014, foi fundado o Clube de Corredores de Caxias do Sul, com representantes dos maiores grupos de corrida da cidade.
A Associação existe há três anos e não possui fins lucrativos e surgiu dos anseios dos atletas na melhoria da prática da corrida, objetivando a integração entre atletas, independente de estar ou não ligados à uma assessoria esportiva e desde a sua criação, tem realizado diversas atividades em prol dos corredores locais como: treinos em grupo; realização de palestra sobre Análise e Avaliação de Pisada e Lesões; participação no orçamento comunitário do bairro Cinquentenário, objetivando angariar recursos para melhorias junto ao Estádio Municipal; visita a pista de atletismo de outra cidades a fim de buscar um modelo para o projeto de reformulação da pista municipal de Caxias do Sul; parcerias com prestadores de serviço e comércio em geral, oferecendo benefícios aos seus associados; visitas a órgãos públicos (Câmara de Vereadores, Secretarias Municipais e Estaduais); encontro com a Polícia Rodoviária Federal, na busca de orientações e colaboração na segurança dos corredores que treinam no percurso da RS 122; participação como apoiador na Minirrústica dos Jogos Escolares e nos Jogos Abertos de Caxias, além da participação no comitê da Tocha Olímpica 2016.
A entidade realiza periodicamente diversas reuniões e assembleias públicas para debater assuntos pertinentes ao Clube e ações desenvolvidas, como também participa de reuniões com órgãos da segurança pública buscando orientações educacionais e de segurança aos corredores e pedestristas nas vias públicas.
A principal pauta do Clube, no momento, é a busca por uma pista pública adequada, tendo sido doado à Prefeitura local um projeto arquitetônico para a revitalização do Estádio Municipal com a reivindicação por uma pista de atletismo sintética. E, tem se empenhado com o município na busca de recursos junto a entidades locais e o Estado, visando a concretização desses projetos.
Outra conquista importante que o clube obteve no ano passado foi aprovação da lei que colocou a Meia Maratona de Caxias do Sul definitivamente no calendário de eventos da Prefeitura Municipal, tudo após diálogos do clube com o Governo Municipal e no mesmo caminho o Clube obteve a declaração de entidade de utilidade pública, possibilitando o encaminhamento de projetos em prol dos associados e demãos atletas.
Todos os anos o Clube realiza, em parceria com a Prefeitura de Caxias do Sul, a Secretaria de Esporte e Lazer e outras entidades do ramo privado, a Meia Maratona de Caxias do Sul, com toda estrutura e segurança necessárias para realização com o sucesso do evento, que percorre as ruas centrais e pontos turísticos da cidade, contando com as seguintes distancias: Meia Maratona (21Km), 10Km, 5Km, 3,4Km para classes funcionais que fazem uso de cadeira de rodas.
A edição realizada em 2016 foi um sucesso com aproximadamente 2000 inscrições, e já estamos preparando a terceira edição para você! Então essa é a melhor oportunidade para você iniciar os treinos e participar. A 3ª edição da Meia Maratona de Caxias do Sul será realizada dia 17/09/2017, com largada as 7hs da manhã, com largada em frente a Prefeitura Municipal.
Ainda para a confraternização dos associados e simpatizantes o Clube realiza o seu Jantar Anual mo-mento em que se apresentam as diretrizes e os projetos que estão em andamento para conhecimento do publico praticantes do esporte, além de angariar fundos para o Clube.
Seja sócio e ajude o esporte em Caxias do Sul a evoluir ainda mais! Para se tornar um sócio é muito fácil, basta acessar o site do clube www.clubedecorredorescaxias.com. br e preencher o cadastro, que a nossa equipe entra em contato com você. Tornando-se um associado você poderá utilizar descontos e benefícios junto aos Parceiros do Clube, mediante apresentação de carteirinha de associado dentro da validade.

DIRETORIA
A atual direção tem a seguinte composição:
Presidente: Norberto Sidnei Brando
Vice-Presidente: Gerson Ruschel, Diretor Financeiro e Contábil: Irineu José Bertin
Diretora Administrativa: Nádia Cristina de Oliveira
Diretor Técnico Esportivo: Maicol Verruck
Diretor de Jornalismo: Klaus Kissmann
Diretor de Marketing: Samuel Gauer
Conselho Deliberativo: Deyse Santos, Alcides Souza, Felipe Gremelmaier, Marcelo de Lima, Jocelei Fabiana Angonese
Conselho Fiscal: Ismael Telles Ferreira, Alexandro Dambros Ferreira, Paulo Dias Sônego.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *