Skate Social

img_20161130_153448160O projeto social surgiu há quatro anos pelas mãos de Vinícius Américo Salazar. O Educador Físico, amante do esporte, apresentou a proposta na Prefeitura de Caxias do Sul e conseguiu por meio do Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (Fiesporte) e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) colocá-la em prática. De lá pra cá, o projeto vem promovendo a inclusão de crianças de 8 a 14 anos com o ensino da modalidade.
Manobra, freestyle e shape são algumas das expressões comuns no universo dos skatistas. E são essas palavras que passaram a fazer parte do dia-a-dia das crianças e adolescentes que participam do projeto Skate Social em Caxias do Sul. Mais que isso, os jovens têm incorporado ao seu dicionário palavras como respeito, disciplina e cooperação.
Para Vinícius, cada manobra bem feita na pista e na vida da gurizada é motivo de comemoração. Segundo o professor de Educação Física, é notável a mudança de comportamento das crianças e adolescentes. No início, a maioria é agitada e ansiosa. Com o passar dos meses, eles aprendem a respeitar regras e a se concentrar.
— Mas a maior vantagem que percebo é a inclusão social deles em meio a um contexto. Chegam crianças de vários bairros: têm crianças do Reolon, do Fátima, do Santa Catarina e essas crianças não se conhecem. Eles chegam, se integram através das aulas e formam um círculo de amizades. E é uma amizade interessante, porque eles conseguem respeito um pelo outro, pois no skate uma pessoa está sempre procurando ajudar a outra. Essa cooperação é bem interessante, é um dos pontos fundamentais do projeto — destaca Vinicíus.
O projeto oferece skates e equipamentos para proteção aos alunos. Além de praticar o esporte, as crianças também participam de outras atividades. As aulas são realizadas as quartas feiras no Skate Plaza da Praça das Castanheiras, próximo ao Enxutão.
A direção do projeto se diz realizada ao final desse ano, pois os objetivos com o trabalho foram alcançados, além de proporcionar a prática desportiva por meio do Skateboard, desenvolver capacidades motoras, possibilitar a prática do esporte com segurança e contribuir para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes da comunidade caxiense. A direção também agradece o apoio da Prefeitura Municipal e da Loja Hip Muito – Além do Skate e espera que no próximo ano possa contar novamente com estes apoios.
Desejamos a toda a comunidade caxiense Boas Festas e ótimo 2017 com muitas manobras de skate. Curta a página do projeto Skate Social no Facebook. Facebook.com/ projetosktso cial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *