Atividade Física na Melhor Idade

scan01A Associação Caxiense de Atenção ao Idoso – SCAN, localizada na Rua Pinheiro Machado 2442, sala 01, Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, é uma entidade sem fins lucrativos, que atua no município de Caxias do Sul/RS há 78 anos.
A SCAN atende na modalidade de Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos que se encontram em situação de isolamento por vínculos familiares rompidos. Tem com o objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, além de desenvolver autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos familiares e prevenção de situações de risco social.
Diariamente são oferecidas, além oficinas de artesanato, informática, atividade física, atividades de recreação, lazer, para que o idoso tenha convívio em grupo e possa desenvolver habilidades e potencializar suas experiências.
A SCAN é mantida através de doações da comunidade, de algumas parcerias e projetos na área da Assistência Social. Além disso, a instituição promove eventos para a comuinidade em geral com a finalidade de obter recursos fianceiros para sua manutenção.
O Projeto “Atividade Física na Melhor Idade” conta com Financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul, através da Fiesporte/Smel. O projeto possibilita ao idoso a prática diária de atividades físicas como: alongamentos, jogos, ritmos, ginástica adaptadas de acordo com suas capacidades físicas e suas limitações, proporcionando uma melhora significativa de sua capacidade cognitiva, redução de risco de doenças, melhora do equilíbrio, autonomia, auto-estima e equilíbrio físico e mental. Além disso, é capaz de proporcionar um melhor convívio e interação social entre os idosos participantes.
O projeto financia a Profissional de Educação Física, Júlia Freiberger, formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), assim como, os materiais necessários utilizados para a prática das atividades do grupo.
Segundo a educadora física, Júlia, há uma melhora significativa na convivência do grupo, como a interação e o envolvimento entrea equipe do projeto num todo, melhora na coordenação motora e agilidade, principalmente no que diz respeito a memória, beneficiando as tarefas e atividades do cotidiano.
Durante as aulas são utilizados materias diversos, entre eles: bambolês, bastões, bolas de diferentes tamanhos, “garrafinhas” com areia, balões, elásticos, caneleiras, etc.
O projeto “Atividade Física na Melhor” Idade foi executada de abril a novembro de 2016, realizado de segunda a sexta-feira, com duração de uma hora e foi desenvolvido pela Profissional de Educação Física Júlia Freiberger juntamente com a equipe técnica da SCAN. A atividade física regular traz grandes benefícios que melhoram a qualidade de vida dos idosos. Os Esportes para Idosos consistem em favorecer aos participantes as possibilidades de novas experiências, através da vivência de gestos motores e atividades esportivas como forma de integração, diversão e aprendizagem de novos elementos culturais. Visam, ainda, promover o bem-estar e a saúde por meio da participação, integração e cooperação respeitando os próprios limites, possibilidades, interesses e necessidades.
Por fim, a professora Júlia ainda reforça o tamanho da importância da atividade física na vida desses idosos, que se deslocam de suas casas para estar ali, participar e conviver em grupo, ressaltando a troca de experiências e seu aprendizado diário, pois cada dia é um novo desafio, novas conquistas e novas possibilidades para cada idoso presente na SCAN.

Principais benefícios :
– Antropométricos e Neuromusculares: força muscular, flexibilidade e densidade óssea;
– Metabólicos: aumento do volume sistólico, ventilação pulmonar, consumo máximo de oxigênio, diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial e melhora do perfil lipídico;
– Psicossociais: melhora da autoestima, autoconceito, imagem corporal, diminuição do stress, ansiedade, insônia, melhora das funções cognitivas e socialização.
Além destes, estão associados também: controle e prevenção de doenças crônico-degenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias, osteoporose, distúrbios mentais e a manutenção da independência funcional do indivíduo, melhora da qualidade de vida e da longevidade.
Além dos benefícios acima, o idoso com esta prática diária de atividade física, também desenvolve grande melhora em suas atividades motoras cotidianas como por exemplo em seus afazeres domésticos.

scan02 scan03 scan04 scan07 scan06 scan05

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *